terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maus - O holocausto em quadrinhos


  Esse post vai para os amantes da Segunda Guerra Mundial. Antes de tratar do contexto desse HQ, algumas informações sobre o autor dessa obra: Art Spiegelman é o autor. Nascido em Estocolmo  no ano de 1948, filho de sobreviventes de Auschwitz ( Campo de concentração que tornou símbolo do Holocausto), teve uma infância conturbada, muitos problemas com seu pai, um homem teimoso,"mão de vaca" e que portava vários traumas trazidos dos campos de concentração em que esteve. Auschwitz parecia perseguir a vida de Art: sua mãe, Anja, se suicida devido a traumas deixados pelo campo de concentração. Art também trabalhou como ilustrador de adesivos e pôsteres.

                                                              (Art Spiegelman)

  O HQ foi uma espécie de presente da minha namorada Amanda. A obra é obscura, pesada, violenta, mas compensa, uma das melhores retratações do holocausto ao meu ver. Os personagens são retratados por animais( A primeira característica a chamar minha atenção) : Judes, ratos; Alemães, gatos;  Poloneses, porcos; Franceses, sapos; Russo, ursos; Americanos, cachorros. A trama é protagonizada pelo pai Art, Vladek Spiegelman, e através de sua história, desde seu auge até o declínio ( Ascensão Nazista) , o Holocausto pode ser compreendido, e também o porque de alguns judeus serem chamados de avarentos,egoístas e racionalistas (Não que isso seja algo real).


  O fato da obra ser em preto e branco  torna mais depressiva e impactante a leitura. O traços são marcantes, dou ênfase aos olhares dos personagens, Art conseguiu passar os sentimentos  de forma incrível através do olhar. Além de acompanhar o desenvolvimento do holocausto, é interessante analisar a relação de Art com seu pai, ajuda a compreender como ficava a mente dos sobreviventes de um campo de concentração. 

(Reportagem do Estado de São Paulo sobre "Maus")

  Não recomendo o HQ para pessoas que se impressionam fácil, como disse antes: A obra tem clima pesado e   muitas vezes violento!! Recomendo somente para aqueles que procuram conhecer mais sobre o Holocausto, mas de uma forma diferente.


                                                   Espero que tenham gostado do post. Até Mais!



Um comentário:

  1. Parece ser do caramba! Vou tentar achar pra baixar porque não deve ter nas bancas...

    ResponderExcluir